Budismo Esotérico – Magia, Poderes Mentais, Artes, Moral e Conhecimentos

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O Budismo Esotérico é uma mistura de:
Magias - Mandalas, mantras, mudras, insenços, velas, visualização, rituais, pedras ou cristais, exorcismos.
Essas práticas geralmente se misturam em meditações ritualísticas onde recebem a luz das magias, mas também se utiliza os poderes mentais, dos quais vemos logo abaixo.
As magias mobilizam energias que nos ajudam a conquistarmos autoconhecimento, e mente correta para atingir a iluminação, conceito que vamos ver logo abaixo.
Os exorcismos visam ajudar espirito morto, assim como a pessoa que está sofrendo com esses assédios, tentando encaminhar todos para um caminho mais luminoso.
Nós aqui no site temos muitas práticas com mandalas, mudras e etc. na nossa seção de práticas.

 

 

Poderes Mentais - visualizações também, pensamento positivo, transformação da energia de qualquer coisa mental, convertida para nossa iluminação, projeção da consciência lucida, concentração, meditação, atenção plena.
O Budismo Esotérico nos ensina que qualquer pensamento, desejo ou conteúdo mental pode ser usado para absorver os ensinamentos budistas, assim como também os transformamos para uma mente iluminada.
Cultivar bons pensamentos, assim como acreditar, sempre ajudam as coisas darem certo, inclusive nosso caminho de iluminação.
Fazendo meditações, podemos sair do corpo visico e ir para outras dimensões espirituais, assim como locais físicos.
O Budismo também ensina a concentração, atenção plena e meditação, e tudo isso nos ajuda a vivermos o aqui e agora, sem que nossa mente divague para o passado ou o futuro, vivenciando a presença do momento, isso também nos ajuda na iluminação e treinamento para irmos muito mais fundo na meditação.

 

 

Artes - astrologia, medicina, yoga, mediunidade com os oráculos.
O Budismo Esotérico é muito voltado para a astrologia, assim como a mediunidade, para darem respostas sobre a vida e achar reencarnações reconhecidas de mestres budistas de outras vidas, também se acredita que muitos desses mestres são a volta de Sidarta Gautama, o Buda fundador do Budismo.
Os Oráculos e a Astrologia dão um norte para a vida das pessoas.
A Yoga faz parte das meditações ritualísticas faladas acima, mas também com exercícios de Asanas, que são as posturas corporais, que dão um preparo muito bom para a meditação.
A Yoga e a Medicina ajudam na saúde.
A medicina tibetana trata muito com ervas, alimentos e agulhas.

 

 

Orientações de conduta - Fazer o bem e não fazer o mau, e isso implica em ética, moral e caráter.
Caráter é o que somos, e se nosso coração deseja o bem, seja do nosso ou dos outros, então temos um bom coração.
As Orientações de conduta fazem parte do caminho da iluminação budista, onde se cultiva que em pensamentos, aspirações, falas, meio de vida (trabalho) e ações boas, evitando as más.
O Budismo também tem em seus preceitos de nos esforçarmos na conduta e práticas para conquistarmos a iluminação.
Esses ensinamentos estão no Nobre Caminho Óctuplo, que junto com a atenção plena e a meditação nos levam ao Nirvana.

Conhecimentos ou conceitos espirituais - Samsara, Nirvana, os Budas ou iluminados, reencarnação ou renascimento, karma, os seis reinos, que são dimensões onde as pessoas ficam de vida em vida, até atingirem a iluminação.
Os reinos do Samasara são o locais ou as dimensões que os não iluminados vivem, podendo, que está nesta condição viver em seis tipos de mundos, dependendo de seus karmas, que são os bons locais ou os maus locais.
Uma pessoa que está no reino do Samsara pode viver no Inferno (o pior dos locais), o dos fantasmas famintos (locais de sofrimento para pessoas materialistas), o dos animais (locais que não são muito bons, e que os que vivem na natureza, eles tem medo constante de serem comido vivos ou mortos), o dos humanos (que é o que estamos vivendo agora), o dos semideuses (locais bons, mas não com tantos privilégios e o dos deuses (locais maravilhosos onde os seres tem o que desejam na mão).
O Nirvana é o objetivo do Budismo, que é sair do reino do Samsara, dos quais os seres vivem em locais maravilhosos, mas também saem desses locais para ajudar quem está no reino do samsara.
Os iluminados, que são quem atingiu o Nirvana, eles são extremamente felizes e se doam demais, amam demais, então ajudam demais.
Os iluminados podem voltar aos reinos do Samsara, mas o fazem só para ajudar os outros.
Os iluminados podem nascer no mundo humano também.
Os seres mais iluminados cultuados pelo Budismo Esotérico são os Dragões da Luz.
O centro do Budismo são os ensinamentos chamados as Quatro Nobres Verdades, que falam do sofrimento, insatisfação, desejos ruins que nos levam ao sofrimento, e a forma de libertação dessas coisas negativas, que é o caminho do Nirvana, o Nobre Caminho Óctuplo. 
O Budismo também ensina o Caminho do Meio, que é uma pratica que não é radical, que envolve não realizarmos todos os desejos mundanos, mas não nos abster de todos também, existindo um equilíbrio.
Sidarta Gautama, o criador do Budismo, ele foi praticante do ascetismo hindu, e ele o achou radical demais, e que a radicalidade não leva a iluminação.
Os ascetas hindus proíbem qualquer tipo de desejo mundano.
Os ensinamentos específicos do Budismo Esotérico se chamam Tantras, são obras simbólicas como as mandalas, que um mestre desse segmento sabe interpretar.

 

 

Alguns Destaques: